A NOVA "ESCOLA TÉCNICA".

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 31 de janeiro de 2011




As obras de requalificação e ampliação da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, ainda não chegaram totalmente ao fim, mas as novas instalações já foram inauguradas.
O acto inaugural teve lugar na manhã de sábado, dia 29, e contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.

Um novo ginásio coberto, salas de aulas equipadas com tecnologia de ponta, um núcleo de energias renováveis e acessos para pessoas com dificuldade de mobilidade são alguns dos detalhes da renovada Escola Secundária D. Sancho II.
A intervenção, a cargo da empresa Parque Escolar, representou um investimento superior a dez milhões de euros.

De parabéns a nossa cidade por contar com um estabelecimento de ensino com qualidade e condições para as gerações vindouras.
A “escola Técnica” que diz muito a todos os Elvenses, está pronta a acolher os novos estudantes e oferecer-lhes todas as condições para que tenham sucesso escolar.

ANDAMOS ADIADOS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 28 de janeiro de 2011


A XXV cimeira luso-espanhola, cuja realização tem sido sucessivamente adiada desde finais de 2010, continua sem data marcada devido ao que os dois Governos insistem ser meros problemas de agenda.

O encontro, que deveria decorrer em Elvas, esteve inicialmente previsto para o final de 2010, um ano onde toda a agenda diplomática espanhola foi condicionada pela presidência espanhola e por outros temas.
Fontes dos dois Governos insistem que a falta de acordo sobre a data se deve a meras questões de agenda e que o relacionamento entre os dois países "continua a ser melhor que nunca".

Antecipa-se que a cimeira deste ano seja marcada por novos acordos na área da promoção da língua portuguesa em Espanha, um dos aspetos que tem marcado a agenda da diplomacia portuguesa no país.

A cimeira segue a par com o desenvolvimento empresarial no concelho, consecutivamente adiado.
Tempos difíceis!

OBRIGADO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 27 de janeiro de 2011


Conforme anunciado no Natal Rock, (evento solidário promovido pelo Moto Clube Alentejano de Elvas) a Campanha de recolha das tampinhas está a chegar ao fim,


A data do final da recolha será dia 11 de Fevereiro do corrente ano.


Estão ainda a tempo, as pessoas que habitualmente colaboram nesta campanha de entregar as últimas tampinhas de plástico nas instalações do Moto Clube Alentejano.


Em declarações ao Portal Tudobem, Luis Rosário, Porta-Voz do Moto Clube Alentejano salientou: “Com esta última entrega podemos ainda conseguir mais alguma coisa ou em cadeiras de rodas ou outros artigos”.


Segundo este responsável o Moto Clube entregou durante os quase 5 anos de campanha, cerca de 30 tonelada de tampas, recebendo da Valnor , (empresa com quem foi estabelecida a parceria) 54 cadeiras de rodas entre outros equipamentos, que foram entregues a Instituições locais.


Luís Rosário, ainda adiantou que está previsto a continuidade solidária, sendo possível haver outras iniciativas em parceria com a Valnor.


“Foi graças a todos e ao espírito solidário dos elvenses, que através de uma tampinha tudo aquilo que se conseguiu” referiu o porta-voz do Moto Clube.


Em nome do Cidad’elvas e de todos os seus leitores o nosso muito obrigado ao Moto Clube por esta excelente iniciativa.



FONTE: Tudoben

AFINAL ... BOM SENSO N' "O ELVAS".

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 26 de janeiro de 2011


Muito se tem falado acerca do preço dos bilhetes de 4.00€ para sócios, no qual com toda a razão (os sócios) se manifestaram. Eu Eurico Candeias, presidente do "O Elvas" CAD, reconheço que errei ao propor este preço, pensando que estes eram os preços da época anterior. Mas a partir de agora vamos manter o mesmo preço de 3,00€. Esperando que os sócios marquem presença no Estádio Municipal a apoiar a nossa equipa. Todos ebuidos à volta do nosso ELVAS, vamos conseguir pôr o nosso clube na 3ª Divisão.

VIVA "O ELVAS"

O Presidente de "O Elvas" CAD
Eurico Candeias

1000 ELVENSES DE BADAJOZ.

Publicada por Elvascidade | | Posted On

RECADO PARA A DIRECÇÃO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 25 de janeiro de 2011


“…mas só quero sublinhar aqui o preço dos bilhetes, na terceira divisão os bilhetes custavam 3 euros para sócios e agora no distrital é 4,sinceramente acho o preço muito alto há jogos de primeira divisão que bilhetes não sócio são a 5 euros, sÓ peço para baixarem um pouco os preços e as pessoas começa a aparecer no estádio.”

Comentário in “www.oelvascad.com”

VENCEU O CANDIDATO DO PRESIDENTE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 24 de janeiro de 2011


O actual Presidente da República obteve 49,37 por cento, num total de 3364 votos, melhorando o seu resultado em termos percentuais de há cinco anos, quando obteve 38,76%, apesar de ter reunido menos 614 votos do que em 2006. A freguesia de Assunção foi aquela em que Cavaco Silva reuniu maior número de votos, contrastando com a freguesia de São Vicente e Ventosa, a única freguesia do concelho de Elvas em que Manuel Alegre alcançou a primeira posição.


Cavaco Silva revelou-se esmagador no concelho de Elvas, uma vez que o candidato foi o mais votado em 10 das 11 freguesias, perdendo apenas na freguesia de São Vicente e Ventosa, local onde teve menos 19 votos do que Manuel Alegre.


O segundo candidato mais votado pelos elvenses foi Manuel Alegre, que conquistou 26,86 por cento do eleitorado. O candidato apoiado pelo PS e Bloco de Esquerda reuniu 1830 votos.
A candidatura independente de Fernando Nobre conseguiu 11,68% (796 votos) nas votações em Elvas, que registaram ainda três candidatos abaixo dos dez por cento, nomeadamente Francisco Lopes (7,22%), José Coelho (3,73%) e Defensor Moura, na última posição, alcançou 1,14 por cento.


A abstenção em Elvas manteve um dos maiores índices do distrito de Portalegre com 63,78%, tendo apenas votado 7326 pessoas de um total de 20.226 eleitores inscritos. Em 2006, os valores da abstenção situaram-se nos 43,67%, menos 20,11% do que nas eleições presidenciais de 2011. No concelho de Elvas contaram-se ainda 4,8% votos em branco e 2,18% nulos.

Apesar da abstenção que vem demonstrando eleições após eleições o descontentamento e o desinteresse dos Elvenses pela política, o candidato (pseudo) apoiado pelo Presidente da Câmara Municipal venceu no nosso Concelho.

Sublinho os 63,78% de abstenção no concelho de Elvas que devem fazer pensar a classe política Elvense.



FONTE: Linhas de Elvas

VII CONVÍVIO INTERNACIONAL DE MINIBASQUETE "CIDADE DE ELVAS"

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 21 de janeiro de 2011


COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On


A cooperação transfronteiriça continua a entoar no eixo de Lisboa-Caia-Madrid, vão ser organizados almoços empresariais de cooperação transfronteiriça na última quinta feira de cada mês, o primeiro almoço a realizar em Badajoz dia 27 de Janeiro de 2011, vai ter a presença do Presidente da Junta de Extremadura, e visa dinamizar as relações ibéricas e em particular as da zona geográfica da Eurocidade Badajoz Elvas.
O almoço realiza-se pelas 14 horas locais no restaurante do recinto ferial da IFEBA em Badajoz.
Além de Badajoz, Lisboa e Madrid, também vão organizar estes almoços de cooperação

Mais informações aqui.

SERÁ UM REGRESSO AO PASSADO?

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 20 de janeiro de 2011


CRUZAR EL CAIA

Mientras rescato de armarios y cajones los regalos atesorados a lo largo del año en un goteo de compra selectiva, en la radio situada en una mesa están hablando de cómo la evolución de los países y el devenir de la economía han cambiado ciertas costumbres de compra en las zonas fronterizas. Dicen que los portugueses vienen aquí a por ropa, calzado y gasolina, pero que los españoles ya no cogemos el coche para ir a comprar a tierras lusas. Sigo con los regalos. Ahora los meto en bonitas bolsas y cestillos forrados que también he adquirido. Recorto pequeños rectángulos de papel donde poner los nombres y dilucido con qué pinza sujetaré cada uno. Rodeada de tijeras, cartulinas, pinzas, bolsas y cestillos, sentada en el suelo mientras de fondo sigue sonando la radio, miro los regalos. Ni uno de ellos he ido a buscarlo a Portugal, cuando tan solo hace unos años cruzaba el Caia para comprar muchos de los regalos de Reyes. Por lo que a mí respecta, tienen razón los de la radio. Hace tiempo que no voy para llevarme paños de cocina, toallas, sábanas, mantequilla, café, o papusecos. Ni tan siquiera para tomar cazoletas de nata porque también aquí, a este lado, se pueden encontrar. Meses atrás leí que el comercio de Elvas estaba seriamente afectado y que cerraban negocios que habían abierto con las miras puestas en Badajoz. Ahora leo lo contrario, dicen que resurge. En fin, un sube y baja, un de atrás para adelante que depende de los impuestos que fijan cada uno de los gobiernos. Nada es estable en esta situación de vaivenes de la economía.

Es posible que sea verdad que los de aquí hayan regresado y que el comercio de allí esté volviendo a florecer. De pronto me apetece unirme a la corriente y de nuevo pasear por las calles empedradas y examinar despacio lo que en las tiendas ofrecen. Creo que pronto voy a cruzar de nuevo el Caia para comprar en Elvas algunos regalos de Reyes.


M JESUS Almeida

ELVAS INDUSTRIAL . . . DE OUTROS TEMPOS!

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 19 de janeiro de 2011


A importante fabrica de ameixas doces estabelecida em Elvas, e pertencente ao sr. José da Conceição Guerra, está produzindo annualmente 27 000 kilogrammas; consome em assucar 28 000 kilogrammas; na escolha, cozedura, e lavagem de fructa, emprega durante quatro mezes, pouco mais ou menos, 60 pessoas de ambos os sexos: e o numero de fogos que ardem durante 40 dias anda por 100. Além d'isso empregam-se em fazer caixas, recortar papel, bordar as caixas, e na expedição das encommendas, trinta e tantas pessoas de ambos os sexos.

O sr. Guerra, proprietário d'esta grande fabrica, foi premiado em Paris em 1855, no Porto em 1861, e em Londres em 1862.



ANNUARIO DO ARCHIVO PITTORESCO PUBLICAÇÃO MENSAL SETEMBRO N 9 1864

FUMAR É OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO EM ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 18 de janeiro de 2011


Desde o início do ano, quando entrou em vigor a nova lei antitabaco em Espanha, que muitos espanhóis optam por deslocar-se até aos restaurantes portugueses, na zona fronteiriça, que têm salas para fumadores.


«Eu e a minha família sempre apreciámos a gastronomia portuguesa e, agora, como é proibido fumar nos restaurantes em Espanha, é mais um motivo para vir a Portugal», diz Feliciano.


O impacto da nova legislação espanhola antitabaco sente-se, especialmente, no setor da restauração e hotelaria, onde ainda era possível fumar, se assim o decidissem espaços com menos de 200 metros quadrados ou com zonas divididas para fumadores e não fumadores.


«Eu acho bem que seja proibido fumar nos sítios públicos, porque assim não se faz mal a quem não fuma, mas proibir em todo o lado é um exagero», defende Feliciano.


«Eu sou fumador e vou a sítios onde se pode fumar. Se aqui em Portugal há restaurantes onde se pode fumar, eu venho. Em Espanha, agora vou menos aos bares. É uma medida excessiva», corrobora Alexandro, outro espanhol, enquanto faz uma refeição num restaurante de Elvas.


Em Espanha passou a ser proibido fumar em todos os espaços fechados, o que suscitou protestos do setor da restauração e hotelaria, que teme a perda de dezenas de milhares de postos de trabalho. Do lado português, a Associação Empresarial de Elvas está otimista com o aumento dos clientes espanhóis às mesas dos restaurantes da cidade.


«Para o setor da restauração em Elvas pode ser uma mais valia a aplicação desta medida em Espanha. A maior parte dos nossos restaurantes dispõe de salas para fumadores e a nossa qualidade e preços são melhores do que o praticado no país vizinho, portanto, é de prever que aumente o número de clientes», referiu Patrick Sequeira, presidente da associação.

Quanto aos bares, diz, não há tanto otimismo: «Não temos grande oferta e há também a questão da viagem e do consumo de álcool que, com as operações policiais na fronteira, não será um atrativo».


Em Espanha, a nova lei declara também espaço sem fumo todos os recintos hospitalares, incluindo as zonas ao ar livre, bem como as áreas de ócio infantil abertas, mas não se aplica aos campus universitários.


«Deviam habilitar zonas específicas onde as pessoas possam fumar. Proibir fumar em zonas ao ar livre, a 50 metros de um espaço infantil ou hospital, é excessivo. Eu já gostava de vir a Portugal, e a Elvas em concreto, e se aqui não tenho que sair para a rua para fumar um cigarro, melhor», salienta Ester, que também vive em Badajoz.


Em Portugal, a lei do tabaco entrou em vigor em 2008, impondo a restrição de fumar em espaços públicos fechados, locais de trabalho, unidades de saúde, estabelecimentos de ensino e locais como museus, centros comerciais, aeroportos e meios de transporte. Nos restaurantes, as exceções estão condicionadas à dimensão dos locais e à criação de espaços próprios para fumadores.

Na minha opinião em Espanha a medida mais sensata já foi tomada, medida esta que mais tarde ou mais cedo será também adoptada no nosso País.
Para a restauração Elvense resta aproveitar esta “lacuna” na nossa legislação e conceder aos fumadores Espanhóis o prazer de fumar (e obrigar a fumar) enquanto come.

3º ANIVERSÁRIO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


95000 visitas, 620 posts, 1095 dias, são 3 anos de existência do cidadelvas.

O mais sincero agradecimento a todos os que têm colaborado com a sua visita ou comentário e que acreditam que é possível não só debater os problemas mas também enaltecer os feitos da nossa querida cidade de uma forma saudável e aberta.

LINHAS DE ELVAS

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 14 de janeiro de 2011



LINHAS DE ELVAS

NUESTRO HERMANO CELDRÁN.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 13 de janeiro de 2011


Depois de estar contra a construção da estação de mercadorias do TGV no lado Português, de ter resumido a importância da nossa cidade a um bairro Espanhol eis que surgem mais umas pérolas do apreço do alcaide Espanhol pelo País vizinho e pela nossa cidade.



"Por otra parte, y a preguntas sobre la próxima Cumbre Hispano-Lusa que se celebrará próximamente en la ciudad portuguesa de Elvas, Miguel Celdrán ha asegurado que "sabe menos que del AVE", pero que la "situación es muy difícil", y que "si se interviene a Portugal despídanse ustedes" de la alta velocidad para "2060, en España para Extremadura".

Celdrán ha añadido que "lamentablemente" la situación ahora es "muy dura y muy tensa y los caminos no están claros", de forma que la cumbre "se estará demorando, por qué a que van a ir a allí", en relación a la vecina Elvas, "¿a comer bacalao dorado?", ha preguntado con ironía."


FONTE: actualidadextremadura

"CONTRASTES E BIPOLARIDADES"

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 12 de janeiro de 2011




PROJECTO AVANÇA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 11 de janeiro de 2011


O projecto para a estação internacional Elvas-Badajoz já está a concurso.

O Agrupamento Europeu de Interesse Económico, Alta Velocidade Espanha-Portugal (AEIE-AVEP), constituído pelos gestores das infra-estruturas ferroviárias dos dois países - a ADIF e a Rave/Refer -, lançou o concurso público no final do mês passado para a elaboração dos projectos para a estação internacional de Elvas-Badajoz, que ficará localizada na fronteira entre os dois países e se insere na linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid.

Com um preço base de 7,5 milhões de euros e um prazo de 15 meses para a execução, este concurso abrange os projectos para a estação de passageiros, que ficará localizada no lado espanhol, e para a estação de mercadorias no lado português, assim como para as acessibilidades rodoviárias à estação de passageiros, a partir de Portugal, para dois viadutos de ligação sobre o rio Caia e para as instalações técnicas ferroviárias. Este concurso diz apenas respeito aos projectos, sendo que só após a sua adjudicação será lançado o concurso para a construção.

Será desta?

Será o arranque da grande obra?

Será o futuro próximo para muitos trabalhadores Elvenses (temporariamente, claro está)?

Será o arranque do desenvolvimento para a nossa cidade?

Ou, será mais uma vez o adiar de algo que nunca se irá concretizar?

Confesso que já estou confuso com tantos concursos, tantos adiamentos e tantos estudos.

Vamos esperar pela Cimeira Ibérica (também ela cheia de adiamentos) para saber algo mais de concreto ou ………… algo mais de promessas por cumprir.


OS MANDAMENTOS DE R.A.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 10 de janeiro de 2011



Os 6 Mandamentos para 2011.


1 - Aumentar o volume de investimento em obras públicas.

2 - Criação de um quadro de pessoal com estabilidade, proporcionando emprego a quem venha a ocupar esses lugares.

3 - Dar continuidade à política de apoio ao movimento associativo de todo o Concelho.

4 - Grande investimento na promoção do Concelho.

5 - Não só manter, como alargar os programas sociais de apoio aos mais necessitados. Para lá disto a Câmara Municipal reforça o programa social existente, com a criação do “Refeitório Social”.

6 - Manter a carga fiscal sem aumento.


Fonte: Boletim Municipal




VOTA CIDAD'ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 7 de janeiro de 2011


ELVAS E O SEU (DES)ENCANTO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On




LITO VIDIGAL, SELECIONADOR.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 6 de janeiro de 2011


O treinador José Carlos Fernandes Vidigal conhecido no mundo do futebol por Lito Vidigal, demitido ainda na pré-época do comando da União de Leiria, vai ser o próximo seleccionador de Angola de futebol, confirmou à Agência Lusa fonte ligada ao processo

Nascido em Luanda a 11 de Julho de 1969, Lito Vidigal é um antigo internacional angolano que, como jogador, representou Elvas, Campomaiorense, Belenenses e Santa Clara, iniciando a sua carreira de treinador também no Clube Alentejano de Desportos.

Um filho da terra como toda a sua família, Lito é mais uma prova que a família Vidigal nasceu para o futebol.
Os nossos parabéns ao Lito e a toda a família por mais uma vez um membro do “clã” Vidigal chegar a um posto de distinção no futebol.



COMBATE À AUSTERIDADE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 5 de janeiro de 2011


O Presidente da Câmara Municipal de Elvas prevê duplicar o investimento em obras do concelho no ano de 2011 apesar do “aperto” imposto pelas medidas de austeridade incluídas no orçamento de Estado para o próximo ano.

Rondão Almeida anunciou ainda que a autarquia vai fazer um “grande investimento” na área social e aumentar o número de postos de trabalho. Na reunião de 3 de Janeiro, aprovou a abertura de procedimentos concursais para o preenchimento de 127 postos de trabalho do Mapa de Pessoal aprovado em 20 de Dezembro de 2010.

O autarca não espera milagres do Governo mas assegura que a edilidade não vai aumentar os impostos, nem retirar apoio às associações e colectividades.

É o “bombeiro do Alentejo” e a sua equipa no combate à austeridade.

PRÉMIOS ZÉ DE MELLO 2010.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 4 de janeiro de 2011


É com grande satisfação e orgulho que vemos este cantinho Elvense nomeado por terceiro ano consecutivo para os Prémios Zé de Mello na categoria de blogosfera Elvense.


Os prémios Zé de Mello estão destinados a distinguir pessoas singulares ou colectivas que nas suas áreas tenham demonstrado ao longo do ano excepcional valor.
Sendo o bloque Zé de Melo uma referência para todos os blogers da nossa cidade, não só por ser dos pioneiros na área mas também pela qualidade apresentada, solicito a todos os cibernautas que participem nesta iniciativa.

Cidade de Elvas que é, foi e será sempre a principal razão da existência de este espaço que procura apontar o que esteja mal e enaltecer o que de bom se faz nesta nossa terra, procurando ser um espaço de todos e para todos.
O cidadelvas é o resultado do amor que todos sentimos pela nossa linda cidade.

Embora eu gostasse de dizer que à terceira será de vez, vejo um pouco difícil a eleição de este humilde sítio como vencedor da categoria, não só por ser um espaço de autoria anónima mas também pela qualidade dos outros nomeados, o Dualidades um clássico nestas andanças e o Câmara dos Comuns.
Apesar de tudo apelo a todos ao voto, participem.

Um bem-haja ao caro conselheiro Zé de Melo pela iniciativa e um muito obrigado por mais uma nomeação.

ANO NOVO, NOVA ATITUDE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 3 de janeiro de 2011


Ano novo imagem nova.
Felicito a utilização da nova imagem gráfica por parte do município, tanto na parte da nova simbologia (leia-se logótipos) como por parte da nova cara do sítio da internet do município Elvense.
Sem dúvida uma área um pouco descorada por parte da edilidade até agora.
A imagem do município aparece agora bastante renovada e com ar de vitalidade e pujança para a divulgação do nosso concelho.
Um bom começo para este novo ano rotulado de difícil. A promoção essencialmente a nível turístico deve ser uma aposta forte para que os “nossos recursos” sejam rentabilizados ao máximo.
É sem dúvida o turismo o futuro da nossa região.

Bem sei que é difícil apostar e investir nos tempos que correm mas reafirmo novamente que a promoção de todo o nosso património é o chamariz ideal para todo o nosso tecido comercial.
Com um pouco de todos, e quando digo todos não me refiro apenas ao município e à associação empresarial, mas também a todos os nossos comerciantes e empresários que aportem um pouco mais em prol do futuro da nossa terra.